A Direção da APDSI dinamizou e promoveu o MeetUp “Inteligência Artificial nos Serviços Públicos – Um Caso Prático” em 11 de dezembro de 2019 cujas conclusões estamos agora a difundir.
Os serviços públicos assumem um papel essencial na sociedade portuguesa, sendo a sua disponibilidade e acessibilidade aspetos centrais da gestão pública. No entanto, apesar dos desenvolvimentos operados a este nível, ao nível local, setorial e transversal da Administração Pública, a maioria dos organismos continua a sofrer uma grande pressão e dificuldade de resposta à procura, quer por desajustes sazonais, quer por lacunas estruturais nos recursos e sistemas disponíveis, agravadas pela complexidade dos próprios serviços e pela crescente exigência dos cidadãos e empresas em terem um relacionamento com o Estado mais simples, ágil e digital.
A área da Justiça e, em particular, os serviços dos Registos e Notariado, têm sido, pela sua natureza, particularmente desafiados na área do atendimento e, em consequência, têm vindo a realizar ao longo dos anos profundas alterações no seu modelo operativo. Nos anos mais recentes assistimos nesta área a um novo e forte impulso de transformação, em grande medida assente nas novas tecnologias.
Desta transformação digital destaca-se a recente introdução nos seus serviços da assistente virtual IReNe, um chatbot potenciado por recurso extensivo a inteligência artificial, que promete aumentar significativamente a eficiência e simplificar a vida aos utentes. É esta inovação, que foi apresentada no último Web Summit na presença do Senhor Primeiro Ministro, que se pretendeu dar a conhecer e debater no evento, refletindo-se sobre o seu impacto nos serviços públicos.