Daniela Azevedo e Abreu da Silva Ferreira

Secretária da Mesa da Assembleia Geral

Daniela Azevedo foi jornalista durante aproximadamente 25 anos, divididos entre a estação de televisão SIC e as rádios do grupo Media Capital / PRISA, nomeadamente a Rádio Comercial e a M80 Rádio. Em televisão, dá voz a vários anúncios institucionais da RTP e colaborou em peças jornalísticas do National Geographic Channel. Atualmente desempenha funções na área do Digital na Divisão de Comunicação e Imagem do Município de Vila Franca de Xira.

Pós-Graduada em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa, foi aluna de António Câmara – Fundador e CEO da YDreams. Obteve Mestrado em Comunicação Interna no INP – Instituto de Novas Profissões. Fez formação posterior para as novas tecnologias aplicadas à Comunicação na Beta-i, FLAG, ISCTE e Wiremaze, e na Microsoft no âmbito da IoT.

É sócia da APDSI desde 2011 onde desenvolve funções na área da Comunicação desde essa altura, tendo integrado o Grupo de Trabalho da Associação para os Media.



 

Filipa Fixe

Vogal da Direção

Com mais de dez anos de experiência na área da Saúde, exerceu funções na direção da Portugal Telecom – na área de HealthCare. Atualmente é Executive Board Member na Glintt.

Licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico (I.S.T.), Mestrado em Engenharia Bioquímica e doutoramento e Bio/Nanotecnologia no desenvolvimento de chips de ADN com endereçamento eletrónico para a deteção de mutações genéticas. Pós-graduação em gestão pela Universidade Católica- programa PAGE.

Ehealth expert junto da Comissão Europeia. É autora e co-autora de várias publicações em revistas científicas internacionais e conferências na área da bioeletrónica, biomedicina, biotecnologia, educação e ehealth.



 

João Catarino Tavares

Vogal da Direção

Atualmente é coordenador do projeto BIORC da Direção Geral do Orçamento.

Durante mais de 20 anos foi dirigente do Ministério das Finanças em diversos organismos e com diferentes níveis de responsabilidade, tendo participado ativamente nos principais processos de reforma das finanças públicas ao nível dos sistemas de informação.

Professor e formador em diversas instituições superiores e institutos públicos em cursos profissionais, licenciaturas e pós-graduações nas áreas dos sistemas de informação e da gestão orçamental.

Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e pós-graduado em “Métodos Analíticos aplicados às Finanças Públicas”, NOVA IMS e ISEG/UL.



 

José Joaquim da Silva Dias Coelho

Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Presidente da Direção da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da informação até março de 2014. Atualmente Preside à Assembleia Geral da Associação.

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, obteve a Licenciatura em Matemática Aplicada, pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, “Ph.D.” pela Universidade de Leeds, Inglaterra e Agregação pela Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa.

Foi Presidente da ‘Missão para a Sociedade da Informação’ (1996-2000). Pertenceu à Comissão Instaladora do ISEGI – Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa (1990-1996) e foi Presidente do seu Conselho Científico (1995-1996).

Sócio fundador e membro da primeira direção da DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor.

Autor de mais de 60 publicações em revistas internacionais de sistemas de informação, investigação operacional e planeamento urbano e regional.



 

Luís Nunes

Vogal da Direção

Licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais pela COCITE – Cooperativa de Técnicas Avançadas de Gestão e Informática. Ao longo do seu percurso profissional, frequentou múltiplas ações de formação profissional e seminários em domínios relacionados com os sistemas e tecnologias de informação, a reengenharia de processos, a gestão de programas e projetos, a administração pública, a saúde, os transportes e a mobilidade inteligente, e ainda em áreas comportamentais diversas.

Ingressou na A-to-Be, empresa do Grupo Brisa, em fevereiro de 2019, sendo atualmente o seu Chief Operating Officer, liderando as equipas de entrega de projetos, marketing e vendas. É também membro da direção da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI).

Iniciou a sua atividade em 1987 como consultor independente na área dos sistemas de informação, funções que assumiu também no Exército e numa empresa de informática.

Em 1990 ingressou na Accenture, onde se manteve até Agosto de 2014. Tendo sido promovido a Managing Director (Partner) em 2002, assumiu o cargo de Vice-Presidente da Accenture Portugal desde 2010, pertencendo à respetiva Comissão Executiva. Liderou desde 2010 o Grupo de Administração Pública e Saúde em Portugal e Angola, com clientes em sectores como as Finanças, a Segurança Social, o Fundo Social Europeu, a Administração Interna, a Justiça, a Saúde, a Modernização Administrativa, a Educação e os Correios.

Entre maio de 2015 e fevereiro de 2016, foi vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, sendo responsável pelas áreas de gestão e financiamento de prestações em saúde, de instalações e equipamentos em saúde, de gestão do centro de conferência de faturas e de gestão dos sistemas de informação.

Colaborou entre março de 2016 e fevereiro de 2019 com a NTT Data Portugal (então everis), onde foi assessor do Conselho de Administração nas áreas da Administração Pública e da Saúde e assumiu a responsabilidade pela unidade de negócio de Business Process Outsourcing.



 

Maria Helena Monteiro

Presidente da Direção

Tem um vasto curriculum na Academia, a par de uma extensa experiência enquanto dirigente na Administração Pública, nomeadamente sob a tutela do Ministério das Finanças.

Licenciada em Matemática Aplicada, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem Pós-Graduações em Project Management e Gestão de Executivos. É Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1980 e é Professora Auxiliar e foi vice-presidente entre 2012 e Janeiro de 2018.

No setor privado, foi Partner da Ernst & Young e Vice-Presidente da CapGemini e Ernst & Young até 2002, nas áreas de IT-Effectiveness, e-Commerce, Inovação Tecnológica e Organizacional e CRM-Customer Relationship Management.

Antes da Presidência da APDSI que assumiu em 2018, foi vogal da Direção entre 2012 e 2016, tendo sido responsável pela área da Saúde.



 

Miguel Brito Campos

Vogal da Direção

Com mais de 20 anos de experiência no Digital, é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST).

É atualmente Diretor Coordernador para a Transição Digital na INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Desempenhou funções semelhantes na Axians Digital Consulting S.A., na Novabase Digital S.A., na Indra Sistemas Portugal S.A., na Normática S.A., na CP – Comboios de Portugal EPE, na EDP – Distribuição S.A. e na PT Sistemas de Informação S.A.

Atualmente é Vogal da Direção da APDSI – Associação para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação, desde Junho de 2018. Foi Membro do Grupo Permanente da Área de Saúde e Membro do Conselho Geral da APDSI de 2012 a 2018.

Foi Membro da Rede EuroCiênciaPT de 2017 a 2018.

Foi Vice-presidente e Co-fundador da Plataforma Reset de 2012 a 2016, plataforma fundada pelo atual Presidente da República de Portugal.

Foi Membro Eleito da Assembleia de Representantes do Instituto Superior Técnico, de 2004 a 2005.




 

Pedro Gaspar

Pedro GasparVogal da Direção

Pedro Gaspar é especialista em inovação, responsável pela criação de produtos e serviços disrutivos, assentes em modelos de negócio revolucionários com a sustentabilidade no seu core.

Atuou em diversos setores como Telecomunicações, Fintech, Energia e Smartcities, em várias zonas do globo como Europa, Médio Oriente, África e EUA sempre como líder em inovação.

Actualmente é o Diretor de Novas Tecnologias de Negócio do CEiiA.

O Pedro Gaspar possui uma licenciatura em Eng. Informática e pós-graduações em Empreendorismo e Inovação e em Gestão Avançada de Projectos.



 

Sofia Aureliano

Vogal da Direção

Com mais de quinze anos de experiência em Comunicação, exerceu funções de jornalista, produtora de televisão, gestora de projeto e de consultora em relações públicas.

Docente universitária na ESTHE nas áreas de Relações Públicas e Protocolo, Ideação e Empreendedorismo, e no ISCSP, onde é coordenadora executiva da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Político, e doutoranda em Ciência Política. A Persuasão, a Influência Política, a Transformação Digital na esfera Política são áreas de interesse que tem vindo a explorar, bem como a técnica de Storytelling nas estratégias integradas de comunicação política.

É assessora de Comunicação Política do Grupo Parlamentar do PSD desde 2011.

Associe-se!