Um grupo de portugueses ativistas pela educação e aprendizagem uniu-se num projeto de tradução de um manual de boas práticas para a comunidade de ensino e formação, editado pela UNESCO, que apresenta o caso da China e a forma como o país manteve o seu ensino em funcionamento durante a pandemia.
Não visa ser um manual científico nem de caráter académico, mas antes contribuir para a solução de problemas do dia-a-dia, que todas as comunidades de ensino enfrentarão num cenário inédito em que os alunos ficam impedidos de frequentar as suas escolas.
Numa iniciativa voluntária, este grupo nacional composto por professores, formadores e universitários produziu uma versão portuguesa, cujo formato e design gráfico também foram adaptados para a Língua portuguesa. Porque são profissionais do setor da Educação / Formação têm uma sensibilidade acrescida para a temática e conhecem o ponto de partida anterior à chegada da pandemia ao nosso país. Sabem, por isso, qual é o estado da arte anterior à crise pandémica e estarão, por isso, nas melhores condições para avaliar a eficácia dos pressupostos aplicados na China num contexto português, assim como para identificar adaptações necessárias para atingir os melhores resultados.
A versão portuguesa adaptada do “Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak” pode ser conhecida AQUI.
Esta iniciativa foi acolhida pelo Grupo de Missão “Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade” da APDSI, coordenado por Etelberto Costa.
Versão original do “Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak” para download: https://iite.unesco.org/news/handbook-on-facilitating-flexible-learning-during-educational-disruption/
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.