Já são conhecidos os oito melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2020), que ocorreu na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020.
Os oito alunos são:
Duarte Nóbrega – 12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)
Pedro Dias – 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
Rui Wang – 12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro)
Ricardo Antunes – 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)
Tiago Pereira – 12º ano do Colégio Dom Diogo de Sousa (Braga)
Pedro Costa – 11º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
Leonardo Tavares – 10º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
João Rocha – 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2020) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020.
Os oito melhores concorrentes da final irão realizar um estágio de preparação, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Seleção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Seleção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2020, organizadas por Singapura.
A APDSI congratula todos os alunos, com a certeza de que irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país. Estes oito alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cuja realização está prevista para o mês de junho.
Pela situação que temos vindo a atravessar, nomeadamente a pandemia do COVID-19, e tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde e do Governo, este ano a Final Nacional e a Prova de Seleção serão realizadas online e não presencialmente, contrariamente aos anos transatos.
Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os melhores alunos irão integrar a delegação portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais da Informática.
Patrocinadores das Olimpíadas de Informática
Apoios
Patrocinadores Globais da APDSI