74% dos executivos do setor automóvel pensa que, em 2030, a quota de veículos produzidos na Europa Ocidental será inferior a 5% e acredita que os consumidores vão valorizar cada vez mais a segurança dos dados, tendo a expectativa de que a protecção desses elementos faça parte do equipamento de série dos veículos. Este é o resultado de um estudo da KPMG, concluído em novembro, e que pode consultar aqui.
O 19.º estudo Global Automotive Executive Survey da KPMG abrangeu 900 executivos do setor automóvel e das TIC e cerca de 2100 consumidores de todo o mundo.
O estudo da KPMG revela que mais de 80% dos executivos estão convencidos de que a utilização do carro e os dados do condutor serão o principal elemento do modelo de negócio da indústria automóvel. Perto de 85% dos executivos e 75% dos clientes acredita que, no futuro, a cibersegurança será um requisito prévio para a compra de um automóvel.
A invasão protagonizada pelas TIC terá segundo a análise de Dieter Becker, líder da KPMG para o sector automóvel, consequências mais amplas.
«A solidez financeira das maiores tecnológicas ofusca a dos maiores fabricantes automóveis. Juntos, os 50 maiores fabricantes automóveis representam apenas 20% da capitalização de mercado das 15 maiores empresas tecnológicas. Em 2010, representavam 40%. Isto revela que as empresas digitais actuam num patamar financeiro completamente diferente. Sobretudo para os fabricantes de automóveis para as massas, as parcerias são essenciais para competirem contra os gigantes tecnológicos», conclui.
De salientar que o Fórum da Arrábida da APDSI de 2016 se focou, precisamente, na privacidade e cibersegurança. Consulte aqui o relatório daí resultante.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.