Até 29 de março, a Europa participa numa iniciativa que destaca os benefícios do mundo digital. A “Get Online Week – a capacitar uma Europa Digital” pretende, em Portugal, colocar online os 30% da população que ainda não está e sensibilizar 49% dos portugueses para o aproveitamento de oportunidades que o mundo digital oferece.
Segundo a Digital Agenda scoreboard – Digital inclusion and skills in the EU 2014, 20% dos europeus que nunca utilizou a Internet e 39% da força de trabalho europeia não possui as competências digitais necessárias para colmatar oportunidades disponíveis.
A campanha aborda duas questões fundamentais e é construída em torno de mensagens simples:
– Capacitação digital – sensibilizar os cidadãos e promover o desenvolvimento das competências necessárias no âmbito da empregabilidade digital;
– Inclusão Digital – assegurar que ninguém fica para trás com ações de sensibilização e através do incentivo à utilização da Internet pelos offliners e grupos desfavorecidos.
Em 2015, a “Get Online Week – a capacitar uma Europa Digital” quer contribuir para alargar a campanha “eSkills for Jobs da Comissão Europeia”.
Portugal participa pela primeira vez na iniciativa europeia dinamizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Segundo os dados da Internet Society, Portugal está na 56ª posição no uso da Internet no mundo, com uma taxa de utilização de 62,1%, ficando atrás de países como o Chipre, Chile e Croácia.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.