A APDSI organizou, a 10 de julho de 2014, mais um Pequeno-Almoço temático, desta vez numa abordagem informal à “Educação 2.0”. Como habitualmente, as duas horas de debate e troca de ideias decorreram na sede da Associação e passaram à volta de assuntos como os perigos e as oportunidades que as redes sociais oferecem em contexto escolar, nomeadamente no diálogo entre professores e alunos e entre professores e encarregados de educação.
A Engª Ana Neves dinamizou a conversa na qual participaram representantes de instituições de ensino desde o pré-escolar até ao universitário mas também da parte técnica da Educação 2.0 com a introdução no grupo de soluções tecnológicas para salas de aula e ainda o representante do portal weduc – uma rede social portuguesa para a educação.
Com o pequeno-almoço em simultâneo, a primeira grande conclusão a que este grupo de debate chegou é que não há nenhuma circunstância em que a tecnologia, por si só, resolva as resistências naturais já criadas pelo próprio indivíduo, o que pode justificar algum fracasso nas tentativas de introdução de blogues e wikis no contexto de aulas mesmo que se trate do Ensino Superior.
No âmbito das experiências partilhadas no encontro “Educação 2.0” percebeu-se que a inexistência de certos hábitos sociais, como o trabalho em grupo e o manifestar de opiniões publicamente, faz com que as ferramentas tecnológicas existentes não sejam usadas de maneira colaborativa sendo que, no entender do grupo, o inverter desta tendência pode demorar décadas.
Os participantes mostraram também pontos de vista divergentes no que diz respeito à presença, ou não, dos pais na sala de aula. Se, por um lado, alguns professores entendem que as crianças se portam melhor com os pais por perto, outros pensam que os filhos se podem sentir controlados e vir a “fugir” do ambiente online que os encarregados de educação possam controlar.
Nos minutos finais das duas horas dedicadas à “Educação 2.0” foram referidas as MOOC (Massive Open Online Content) como o exemplo de universidades online para milhares de alunos em simultâneo, a partilha de apresentações em slideshare e, nas formações de curta duração, a necessidade que se impõe mas que acaba por ser abandonada, de dar continuidade ao tema fora do contexto da formação.
De recordar que esta foi a quarta edição dos Pequenos-Almoços temáticos da APDSI dedicados à realidade 2.0. Este ano já foram abordados os “Negócios 2.0”, em duas sessões (sessão 1 e sessão 2), e o “Amor 2.0”, numa das bem melhor sucedidas manhãs de conversa na APDSI. Em Setembro, a APDSI retomará estas actividades.
O exemplo de sucesso da professora Adelina Moura - Conheça o modelo de ensino que a professora Adelina Moura tem levado a cabo para tirar o melhor partido possível da introdução de telemóveis e tablets no contexto da aprendizagem escolar
École 42 born2code - Conheça melhor a inovadora escola francesa 42 born2code, uma escola de informática, de ensino gratuito, que dá cursos nos quais são avaliadas qualidades como a capacidade do aluno trabalhar em grupo, criatividade e, claro, a habilidade em programação informática
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.