Transparência da informação e questões como a interoperabilidade e a desmaterialização foram os pontos-chave do estudo que a APDSI apresentou a 11 de novembro de 2014, no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa. Leia a notícia e as apresentações já disponíveis. Também pode consultar ou descarregar o estudo “Gestão Documental”.
A APDSI está preocupada com a qualidade dos sistemas de gestão documental na Administração Pública, uma área que se tem revelado de grande interesse na indústria TIC, com um crescimento anual sempre na ordem dos dois dígitos. Os sistemas de gestão documental são a questão central quando se fala de desmaterialização de processos em todas as organizações mas principalmente na administração pública enquanto sector capaz de gerar aplicações práticas de grande escala.
A memória das organizações, espelhada nos documentos de arquivo, é pois um valor essencial que nos permite compreender os fatos do passado que sustentam as melhores decisões no futuro.
A conferência, organizada pelo Eng.º Rafael António e pela Dr.ª Luísa Proença, Coordenadores do Grupo de Trabalho de Informação Documental (GID) da APDSI, focou-se na apresentação do estudo “Gestão Documental”, no relatório sobre o Quadrante Mágico do Enterprise Content Management (ECM) – atualizado anualmente pela Gartner, na apresentação por parte de empresas de referência de produtos e serviços existentes em Portugal nesta área, bem como num debate final sobre tendências e desafios futuros.
A necessidade de criação de uma cultura e de uma prática generalizada decorrente do valor da informação não estruturada, alarga as preocupações com a gestão documental e aumenta o interesse tanto de utilizadores como de fornecedores deste tipo de tecnologias mobilizando todos para um trabalho continuado num contexto associativo.
Patrocinadores:
AIRC; Glintt; Quidgest; Unisys; VILT
Apoios:
Patrocinadores globais da APDSI:
Programa: Conferência Gestão Documental e Governança da Informação - o debate necessário
Nota de Imprensa: APDSI apresenta estudo sobre Gestão Documental - A conferência juntou quase três centenas de participantes na Torre do Tombo, em Lisboa, cumprindo com o objetivo principal da Associação que pretende colocar na agenda dos decisores da administração pública e da generalidade das empresas nacionais a importância da gestão nos recursos documentais
Apresentação: Gestão Documental - Beatriz Guimarães | Membro do GID
Sessão
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Apresentação: Valor Legal dos Documentos - Paulo Ferreira | Membro do GID
Apresentação: Gestão por Processos de Negócio - António Monteiro | Membro do GID
Sessão
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Apresentação: Preservação Digital - Hugo Nunes | Membro do GID
Apresentação: Critérios para a Comparação de Produtos e Tendências nos ECM - Luís Vidigal | Vogal da Direção da APDSI
Apresentação: Gestão documental ágil e integrada - Ricardo Riquito | AIRC
Apresentação: Da gestão documental à gestão de processos - Fernando Bernabé | Glintt
Apresentação: Gestão documental: os ingredientes para uma implementação de sucesso - Joana Barroso | Quidgest
Apresentação: Gerir a complexidade em contexto multi-organização - Nuno Serra | Unisys
Apresentação: Gestão de informação 2.0 - João Brito | VILT
Relatório: Estudo: A gestão documental na Governança da Informação - o estudo elaborado pelo Grupo de Informação Documental da APDSI
Multimédia: Gestão Documental e Governança da Informação - Sessão de abertura
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Multimédia: Gestão Documental e Governança da Informação - Paulo Neves | AMA
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Multimédia: Gestão Documental e Governança da Informação - Francisco Barbedo | DGLAB
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Apresentação: A Governança da Informação e o MOREQ2010 - Jon Garde | Vice-Presidente do DLM Fórum e Autor da especificação Moreq2010
Multimédia: Apresentação do estudo Gestão Documental - Rafael António | Coordenador do Grupo de Trabalho Informação Documental (GID) da APDSI
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