O cibercrime está a desincentivar os europeus a fazerem compras online. Este é o resultado do mais recente Eurobarómetro, divulgado na semana passada, no qual 12% dos europeus inquiridos revelou já ter sido vítima de ataques informáticos através do email ou das redes sociais.O mesmo estudo mostra que um universo menor também foi vítima de fraude com cartão de crédito ou através dos serviços de banca online enquanto a maioria (76%) diz ter a noção que no último ano o risco de se tornar vítima de cibercrime aumentou.
O facto de haver cada vez mais pessoas informadas pode estar a afastar os potenciais compradores online, como comprovam estas sondagens onde 70% dos inquiridos tem capacidade para fazer compras online ou utilizar um serviço de banca online, mas apenas 50% usa, efetivamente, estes canais. Entre os receios mais frequentes estão o medo de facilitar uma utilização abusiva dos seus dados pessoais e a segurança dos sistemas de pagamento, aspetos apontados por 37 e 35% dos inquiridos, respetivamente.
O inquérito europeu foi realizado junto de 27 mil utilizadores. Os dados apurados para Portugal, onde foram realizadas cerca de mil entrevistas, mostram que a desinformação relativamente aos perigos da Internet é ainda mais elevada que na média europeia (68%).
De recordar que a APDSI realizou, no passado dia 21 de novembro, a segunda edição da conferência Internet, Negócio e Redes Sociais, desta vez dedicada ao tema “Financiar, Inovar e Empreender”, sobre a qual pode ler mais aqui.
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