A APDSI organizou, no passado dia 6 de dezembro de 2012, uma conferência sobre “Gestão Documental na Administração Pública”. O evento juntou na Torre do Tombo, em Lisboa, vários oradores com créditos dados na área da informação e gestão documental na Administração Pública que concluíram que o ciclo de vida dos documentos é, hoje em dia, uma preocupação fundamental.
Leia, em baixo, a notícia na íntegra e as apresentações já disponíveis. Abertura da conferência
A Administração Pública é, sem dúvida, o sistema de qualquer país que está mais associado aos recursos de informação e que exige maior rigor e competência na sua gestão. A sua atividade decorre entre formulários, cadastros, processos e regras de negócio, cadeias de decisão, representações simbólicas de pessoas, empresas, território, veículos, etc., que constituem um fluxo perpétuo de recursos vitais ao funcionamento e à sobrevivência das suas instituições.
A gestão documental na Administração Pública é uma das formas de responder aos desafios colocados com a necessidade de aceleração e transparência dos processos decisórios, seja qual for o seu meio (papel, suporte eletrónico, registo sonoro, visual ou audiovisual), mas só através de uma gestão do seu ciclo de vida se conseguirá manter a necessária autenticidade, fidedignidade e integridade. Uma gestão cuja implementação a APDSI considera imprescindível.
Estas foram algumas das preocupações plasmadas nesta conferência da APDSI, que decorreu sob coordenação do Eng.º Rafael António.
Programa: Conferência: Gestão Documental na Administração Pública - Veja o programa da conferência,
Nota de Imprensa: Ciclo de vida dos documentos é preocupação fundamental para a APDSI - Conferência Gestão Documental na Administração Pública
Apresentação: Por uma Administração Pública mais Eficaz e Inteligente - Dr. Luis Vidigal | Direção APDSI
Sessão
mp4
Apresentação: A Gestão Documental nos Serviços Partilhados - Eng. Gonçalo Caseiro | Vogal do Conselho Directivo da ESPAP
Sessão
mp4
Apresentação: O Caso da Polícia Judiciária - Dr. Luisa Proença | Chefe de Área de Projetos, Inovação e Conhecimento da PJ
Sessão
mp4
Apresentação: Sistema de Gestão Documental do Exército – Vetor de Mudança - Tenente Coronel Mário Jorge Batista Duarte Pereira | Estado Maior do Exército
Sessão
mp4
Apresentação: Livro Gestão Documental na Perspetiva do MoReq2010 - Eng. Rafael António
Sessão
mp4
Apresentação: A Interoperabilidade e a Macroestrutura Funcional da Administração Central do Estado - Dr.Pedro Penteado | Diretor do Projeto de Desenvolvimento da MEF
Sessão
mp4
Multimédia: A Gestão Documental na Administração Pública - Eng. Maria João Marques | Gestora de Projeto AMA
mp4
Multimédia: Enterprise Content Management - No Caminho da Mudança e da Modernização Administrativa - Apresentações de Dr. Conceição Isaac | Head of ECM, Fujitsu e Dr. Angélica Jorge | Diretora de Serviços de documentação e Relações Públicas
mp4
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.