António Dias de Figueiredo é professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 1984. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1970, doutorou-se em Computer Science pela Universidade de Manchester em 1976 e obteve a Agregação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra em 1982.
Concentra a sua actividade de investigação nos domínios dos Sistemas de Informação nas Organizações e das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Aprendizagem. Durante seis anos representou Portugal no Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO, Paris, no qual foi eleito Vice-Presidente para a região da Europa Ocidental (1994/1996).
Integrou, como representante de Portugal, desde Fevereiro de 1986 até à sua extinção em 1994, o Grupo de Responsáveis Nacionais para as Tecnologias da Informação na Educação, NTI/EDUC, da Comissão das Comunidades Europeias. Participou em vários projectos europeus, como parceiro e como consultor científico e actuou em várias ocasiões como consultor da Comissão Europeia para questões de estratégia no uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação.
A convite do NATO Science Committee, Bruxelas, integrou, por um período de quatro anos, o NATO Special Programme Panel on Advanced Educational Technology. Correspondendo a convite da Comissão Europeia, contribuíu, em 1995, para a elaboração do Livro Branco da Educação e Formação para o Século XXI. Foi Presidente do programa Europeu PROMETEUS – PROmoting Multimedia access to Education and Training in EUropean Society, da Comissão Europeia (Março 2000 a Março 2001).
É o decano do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que fundou e ao qual presidiu até Março de 1997. Foi membro eleito do Senado da Universidade de Coimbra no mandato de Dezembro de 1994 a 1996, tendo também sido eleito para, no mesmo período, coordenar a respectiva Secção de Cultura e Desporto.
Realiza a sua actividade científica no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, unidade de investigação em Informática e Sistemas da Universidade, e exerce a suas actividade de transferência de tecnologia junto do sector organizacional através do Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, instituição de interface Universidade/Empresa associada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Foi o proponente, em 1985, do Projecto MINERVA, de introdução dos recursos informáticos na educação não superior em Portugal, tendo coordenado nacionalmente o mesmo projecto durante a sua fase piloto, entre Outubro de 1985 e Outubro de 1988.
Presidiu à Comissão de Acreditação dos Cursos de Licenciatura em Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros nos anos 1999 e 2000. Presidiu à Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Informática e Informática do Conselho de Avaliação das Universidades Portuguesas em 2002.
É membro do júri do Prémio IBM de Ciência desde a sua instituição em 1989. Presidiu, no período 1999/2001, ao júri do Prémio Descartes. Integrou, em 2002, o júri do Prémio Gulbenkian de Ciência.
Foi membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros entre 1998 e 2001 e iniciou novo mandato em 2004. Participou no grupo de trabalho que conduziu à criação do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros, que integrou no período transitório que se seguiu à sua criação, em Maio de 1997, e no seu primeiro mandato (Março 1998 a Março 2000).
Em Junho de 1997 foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta, Lisboa, e em Setembro de 2000 foi agraciado com o Sigillum Magnum da Universidade de Bolonha, Itália.
É autor e co-autor de cerca de 220 artigos e apresentou cerca de 250 comunicações no País e no estrangeiro. É autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro e foi co-autor do livro Managing Learning in Virtual Settings: the Role of Context, a lançar em 31 de Outubro de 2005.
Integrou cerca de oito dezenas de comissões organizadoras e comissões científicas de conferências realizadas em Portugal e no estrangeiro.
É membro dos conselhos editoriais do International Journal of e-Collaboration e da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão.
Regulamento para o ano de 2005 - No âmbito da iniciativa de dinamização e promoção da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a Sun Microsystems, a Oracle Portugal e o Jornal Expresso promovem um Prémio destinado à Personalidade do Ano que mais se terá destacado e contribuído para o desenvolvimento da sociedade da informação em Portugal
Programa: Convite para o evento de apresentação