A APDSI organizou a conferência intitulada “Desafios Sociais e Tecnológicos na Conceção de Robôs”, a 24 de maio, no Auditório Lispólis – Pólo Tecnológico de Lisboa, na estrada do Paço do Lumiar, sob coordenação de Luís Vidigal, presidente da Direção da Associação.
Manuela Veloso, professora da Carnegie Mellon University e co-fundadora da RoboCup Federation, foi a keynote speaker do evento.
Nos últimos anos, a evolução acelerada da inteligência artificial e da robótica trouxe consigo impactos de natureza social e económica, nomeadamente no domínio do emprego, das relações laborais, das competências, da aprendizagem, da ética, da criação de valor, da fiscalidade e da sustentabilidade do estado social.
O relacionamento homem-máquina, o trans-humanismo, a singularidade e a autodeterminação dos robôs levantam novos desafios à sociedade e às políticas públicas para os quais os governos não estavam preparados.
Na conferência a APDSI procurou obter uma visão internacional sobre os paradigmas que se colocam à robótica, bem como a sua representação no ar, em terra e no mar, nas mais variadas vertentes de interação social.
A participação foi alargada por videoconferência em múltiplos auditórios e salas em todo o país e em comunidades portuguesas no estrangeiro.
Leia a notícia completa.
Programa da conferência Desafios Sociais e Tecnológicos na Conceção de Robôs
Nota de Imprensa: Notícia - Manuela Veloso no workshop da APDSI: «Não estamos habituados a ver robôs a andarem ao nosso lado como se fossem pessoas ou animais»
Multimédia: Sessão de abertura - Com: Luís Vidigal - Presidente da Direção da APDSICarlos Cardeira - Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de RobóticaPaulo Soeiro de Carvalho - Diretor de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa Robotics)
ogv
Multimédia: Keynote Speaker - Manuela Veloso | Professora da Carnegie Mellon University
ogv
Multimédia: Painel I - Conceção de Robôs no Trabalho, na Comunicação e no Entretenimento - Interação Homem - Máquina em diversos contextos - O estado da arteModerador: Paulo Soeiro de Carvalho
ogv
Multimédia: Painel II - Impactos e Desafios Sociais e Políticos - Um Estado Social com Robôs, Trabalhar com Robôs e Relações Laborais com RobôsModerador: Luís Vidigal
ogv