
Lisboa, 27 de Março de 2007 – O Grupo de Alto Nível (GAN) da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) apresentou hoje a sua 4ª tomada de posição com o tema “Contributo para uma Carta dos Direitos do Cidadão na Sociedade da Informação”.O GAN, consciente dos mecanismos e das características da sociedade da informação e da importância da protecção dos direitos dos cidadãos no seu seio, decidiu produzir uma contribuição pública para a elaboração de uma “Carta dos Direitos do Cidadão na Sociedade da Informação”.
Este contributo, para além da extensão óbvia dos princípios éticos e morais que se aplicam ao mundo físico das relações entre pessoas e entre estas e o seu meio ambiente, foca com maior intensidade a atenção nos novos atributos que a informação adquiriu com a emergência da sociedade da informação. Na realidade a ubiquidade temporal e espacial da informação, associada ao seu custo marginal e ainda às gigantescas capacidades de processamento e armazenamento, obriga a que se definam novos direitos do cidadão a toda a informação que lhe diz respeito.